ozone layer healing 2020

Ozônio 2020-21

Ozônio é o estado de oxigênio em que cada molécula é composta por três átomos (O3). À temperatura e pressão ambientes, o ozônio é um gás incolor com um odor pungente, que em grandes concentrações pode ficar azulado.

Como suas principais ações, o Ozônio é um gás com grande poder desinfetante, desodorizante e oxidativo, o que o faz ter inúmeras aplicações científicas, médicas e industriais.

Ozônio é eficaz para desinfetar e eliminar COVID-19

O ozônio tem um uso industrial interessante como precursor na síntese de alguns compostos orgânicos e, principalmente, como desinfetante por meio de geradores de ozônio. Sua principal propriedade é ser um oxidante muito forte. No entanto, é conhecido pelo importante papel que desempenha na atmosfera. Neste nível, é necessário distinguir entre o ozônio presente na estratosfera e o da troposfera. Em ambos os casos, sua formação e destruição são fenômenos fotoquímicos.

O que é ozônio?

O ozônio é uma substância gasosa. Em 1781 Van Marum previu sua existência quando observou o cheiro do ar atravessado por descargas elétricas, mas não foi descoberto até 1839 por Christian Schönbein que lhe deu o nome de ozônio. Seu nome deriva do grego ozein = cheiro. É um gás azul de odor metálico e pungente, perigoso para a respiração porque ataca as mucosas, facilmente reconhecível. Ele pode ser detectado durante tempestades e perto de equipamentos elétricos de alta tensão ou faíscas. É o caso de muitos motores elétricos (por exemplo, em batedeiras ou em brinquedos com motor pequeno), quando se produzem faíscas nos contatos das escovas, é produzido ozônio que podemos cheirar quando nos aproximamos.

O ozônio pode se condensar e, nesse estado, aparece como um líquido azul índigo muito instável. Além disso, se ele congelar, podemos vê-lo como um sólido preto-roxo. Nestes dois estados é uma substância muito explosiva devido ao seu grande poder oxidante.

Seu estado natural é gasoso e se encontra no ar, próximo à superfície da Terra, em quantidades muito pequenas, na proporção aproximada de 20 partes por bilhão (ppb) e no verão pode chegar a 100 ppb .

Embora o ozônio tenha sido estudado por Marignac, Becquerel e Fremi, sua estrutura não foi determinada até 1863, quando J. L. Soret demonstrou que era uma forma alotrópica de oxigênio (O3). Sua molécula é formada por três átomos de oxigênio unidos por uma geometria angular. Disto deriva seu nome científico: trioxigênio.

Molécula de Ozônio

O ozônio é um gás composto por moléculas (O3) que consistem em três átomos de oxigênio.

As moléculas de oxigênio (O2) contidas no ar que respiramos consistem em apenas dois átomos de oxigênio. As moléculas de ozônio são criadas em uma reação fotoquímica, que pode ser descrita de forma simplificada da seguinte forma:

3 O2 <-> 2 O2 + 2 O <-> 2 O3

Propriedades físicas do ozônio
Peso molecular (MW) ……………………………………… …………. 47.998
Temperatura de condensação ……………………………………- 112 º C
Temperatura de fusão ……………………………………….. ….. -197,2 º C
Densidade …………………………………………. …………………… 2.144g / l
Densidade (líquido a –182 º C) ………………………………. 1.572 gr / cm 3
Peso de um litro de gás (a 0º e 1 atm.) …………………………… 1.144 gr
Formas de obtenção de ozônio

Como o ozônio é gerado?

Existem duas maneiras de obter ozônio na indústria. O método mais difundido consiste em passar o ar por tubos de vidro com superfícies metalizadas dispostas de forma concêntrica (ozonizadores) entre os quais é acionada uma descarga com alta diferença de potencial (cerca de 15 kV) e alta frequência (50 Hz). ) que atua sobre as moléculas de dioxigênio (O2) causando a formação de ozônio (trioxigênio). Posteriormente, o ozônio pode ser separado por destilação fracionada. Dessa forma, o ozônio é obtido misturado ao ar em concentrações de aproximadamente 2%. Outra forma de obtê-lo, em concentrações menores, consiste em irradiar o ar com luz ultravioleta.

Como o ozônio é obtido?

O ozônio também é obtido como subproduto da destilação da água.

Ozônio estratosférico

O ozônio é encontrado naturalmente na estratosfera, formando a chamada camada de ozônio. O ozônio estratosférico é formado pela ação da radiação ultravioleta, que dissocia as moléculas de oxigênio molecular (O2) em dois átomos, altamente reativos, que podem reagir com outra molécula de O2, formando o ozônio.


Camada de ozônio | ozônio | Tecnozônio

Publicado en medio ambiente y etiquetado , , , .